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Baldim, Minas Gerais, Brazil
Professora pós-graduada em Educação Especial pela Faculdade Finon/Instituto Próminas.Coordenadora da Educação Especial no Município de Baldim.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Projeto de Criação do Centro de Referência Psicopedagógico do Município de Baldim


Justificativa
O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
A inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino não consiste apenas na permanência física desses alunos junto aos demais educandos, mas representa a ousadia de rever concepções e paradigmas, bem como, desenvolver o potencial dessas pessoas, respeitando suas diferenças e atendendo suas necessidades.
Sendo conhecedores das dificuldades enfrentadas em nosso sistema de ensino, universo escolar, família, fica evidenciado a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las.
Faz-se necessário reconhecer que a inclusão implica muito mais que colocar simplesmente o aluno numa escola regular. Trata-se de um processo em que o aluno tenha oportunidades para desenvolver e progredir em termos educativos para uma autonomia econômica e social, considerando que todos deveriam ter oportunidades diferentes para desenvolver as suas potencialidades e satisfazer as sua necessidades, dadas as diferenças individuais.
Embasando legalmente esta urgência, nos remetemos em princípio à Constituição Federal que trata no artigo 205 e seguintes, do direito de todos à educação. Este direito deve visar o “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Além disso, a Constituição admite mais: que o atendimento seja também oferecido fora da rede regular de ensino, em outros estabelecimentos, já que, seria um complemento e não um substitutivo da escolarização ministrada na rede regular para todos.
Salientando-as e por todas essas razões, e ainda, em face de crescente demanda deste alunado que é peculiar ao nosso município, faz-se necessário sistematizar, ampliar e adequar os trabalhos, que já são realizados, criando um Centro de Referência Psicopedagógico, onde aos alunos, professores e família serão possibilitados subsídios, ações e estudos, visando uma mudança estrutural, cultural e pedagógica para que todos os educandos tenham suas especificidades atendidas, propiciando assim, um ensino eficaz e de qualidade.


Objetivo Geral:

Oferecer apoio e capacitação aos professores, garantir que o aluno seja reconhecido e atendido dentro de suas particularidades, seja ele, portador de deficiência ou não, oferecer suporte e orientação aos pais.

Objetivos Específicos:

-Oferecer subsídios aos professores que no exercício de suas funções, necessitam planejar ou executar atividades, com vistas a superação das dificuldades de aprendizagem de alguns alunos desenvolvendo-lhes o potencial e consequentemente seu desempenho.
- Facilitar a aprendizagem daqueles alunos com dificuldades em alfabetizar e com transtornos relativos à aprendizagem
- Intervir como mediador, utilizando-se de recursos instrucionais compatíveis com as necessidades de cada aprendiz.
- Possibilitar aos professores conhecer e usar os diferentes níveis de adaptações possíveis e necessárias para a flexibilização da prática educacional, quando se busca o ensino de qualidade na diversidade.
- Favorecer condições para que os profissionais da educação possam identificar e atender as necessidades educacionais especiais dos alunos incluídos no ensino regular.


Desenvolvimento

  1. Criação de um espaço físico adequado de atendimento individual e ou em grupo nas possíveis práticas pedagógicas e terapêuticas.
  2. Profissionais aptos e com perfil voltado a essa clientela e proposta de trabalho.
  3. Efetivação de parcerias com os diversos segmentos da comunidade, a saber: Assistência Social, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde, iniciativa privada, Polícia Militar.
  4. Criação de um Regimento Interno para nortear as ações através de protocolo.
  5. Criação de um banco de materiais pedagógicos e de pesquisas onde os profissionais da educação poderão e reproduzi-los, possibilitando o suporte necessário ao trabalho nas escolas.

Profissionais necessários:

01 psicólogo com formação em psicopedagogia
01 fonoaudiólogo
01 fisioterapeuta
01 coordenador com especialização em Educação Especial
01 técnico em educação
01 reabilitador pedagógico
- estagiários

Obs.: Vale ressaltar que o município já conta com os referidos profissionais, alguns atuando em outras secretarias, que serão direcionados através das parcerias efetivadas e que alguns já atuaram dentro desse contexto.

Baldim, 12 de fevereiro de 2009.
Projeto Criado e executado pela Professora Eliana Teixeira e a Psicopedagoga/Psicóloga Margareth Lopes


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