Justificativa
O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
A inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino não consiste apenas na permanência física desses alunos junto aos demais educandos, mas representa a ousadia de rever concepções e paradigmas, bem como, desenvolver o potencial dessas pessoas, respeitando suas diferenças e atendendo suas necessidades.
Sendo conhecedores das dificuldades enfrentadas em nosso sistema de ensino, universo escolar, família, fica evidenciado a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las.
Faz-se necessário reconhecer que a inclusão implica muito mais que colocar simplesmente o aluno numa escola regular. Trata-se de um processo em que o aluno tenha oportunidades para desenvolver e progredir em termos educativos para uma autonomia econômica e social, considerando que todos deveriam ter oportunidades diferentes para desenvolver as suas potencialidades e satisfazer as sua necessidades, dadas as diferenças individuais.
Embasando legalmente esta urgência, nos remetemos em princípio à Constituição Federal que trata no artigo 205 e seguintes, do direito de todos à educação. Este direito deve visar o “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Além disso, a Constituição admite mais: que o atendimento seja também oferecido fora da rede regular de ensino, em outros estabelecimentos, já que, seria um complemento e não um substitutivo da escolarização ministrada na rede regular para todos.
Salientando-as e por todas essas razões, e ainda, em face de crescente demanda deste alunado que é peculiar ao nosso município, faz-se necessário sistematizar, ampliar e adequar os trabalhos, que já são realizados, criando um Centro de Referência Psicopedagógico, onde aos alunos, professores e família serão possibilitados subsídios, ações e estudos, visando uma mudança estrutural, cultural e pedagógica para que todos os educandos tenham suas especificidades atendidas, propiciando assim, um ensino eficaz e de qualidade.
Objetivo Geral:
Oferecer apoio e capacitação aos professores, garantir que o aluno seja reconhecido e atendido dentro de suas particularidades, seja ele, portador de deficiência ou não, oferecer suporte e orientação aos pais.
Objetivos Específicos:
-Oferecer subsídios aos professores que no exercício de suas funções, necessitam planejar ou executar atividades, com vistas a superação das dificuldades de aprendizagem de alguns alunos desenvolvendo-lhes o potencial e consequentemente seu desempenho.
- Facilitar a aprendizagem daqueles alunos com dificuldades em alfabetizar e com transtornos relativos à aprendizagem
- Intervir como mediador, utilizando-se de recursos instrucionais compatíveis com as necessidades de cada aprendiz.
- Possibilitar aos professores conhecer e usar os diferentes níveis de adaptações possíveis e necessárias para a flexibilização da prática educacional, quando se busca o ensino de qualidade na diversidade.
- Favorecer condições para que os profissionais da educação possam identificar e atender as necessidades educacionais especiais dos alunos incluídos no ensino regular.
Desenvolvimento
- Criação de um espaço físico adequado de atendimento individual e ou em grupo nas possíveis práticas pedagógicas e terapêuticas.
- Profissionais aptos e com perfil voltado a essa clientela e proposta de trabalho.
- Efetivação de parcerias com os diversos segmentos da comunidade, a saber: Assistência Social, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde, iniciativa privada, Polícia Militar.
- Criação de um Regimento Interno para nortear as ações através de protocolo.
- Criação de um banco de materiais pedagógicos e de pesquisas onde os profissionais da educação poderão e reproduzi-los, possibilitando o suporte necessário ao trabalho nas escolas.
Profissionais necessários:
01 psicólogo com formação em psicopedagogia
01 fonoaudiólogo
01 fisioterapeuta
01 coordenador com especialização em Educação Especial
01 técnico em educação
01 reabilitador pedagógico
- estagiários
Obs.: Vale ressaltar que o município já conta com os referidos profissionais, alguns atuando em outras secretarias, que serão direcionados através das parcerias efetivadas e que alguns já atuaram dentro desse contexto.
Baldim, 12 de fevereiro de 2009.
Projeto Criado e executado pela Professora Eliana Teixeira e a Psicopedagoga/Psicóloga Margareth Lopes
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